Curso de Design em Permacultura – PDC de Verão

LOTE PROMOCIONAL COM 50% DE DESCONTO (APENAS 10 VAGAS): http://bit.ly/pdc_de_verao_eu_vou

Visando a formação de uma nova turma de permacultores para a regeneração de vidas e ecossistemas, a Escola de Permacultura convida mais uma vez o mestre Sérgio Pamplona do Sítio Nós na Teia para realizarmos o Curso de Design em Permacultura, o PDC de verão, entre os dias 13 e 23 de janeiro de 2020, na Fazenda das Araucárias, zona rural de Baependi, Serra da Mantiqueira, Sul de Minas Gerais, Brasil.

Serão 96 horas de aulas durante 11 dias intensos de conteúdo sobre ecologia profunda e aplicada, alimentação consciente, produção de alimentos e formas alternativas de se relacionar com os recursos do planeta, reunindo as informações mais relevantes, e ainda contando com atividades e experiências para fixação do aprendizado, viabilizando o empoderamento rumo à autonomia e sustentabilidade pessoal, social, profissional, ambiental e financeira.

O PDC é o curso de planejamento em permacultura, de acordo com a programação oficial proposta por Bill Mollison, cocriador da permacultura.

“ – Os problemas do nosso mundo estão se tornando cada vez mais complexos, mas as respostas continuam embaraçosamente simples” (Bill Mollison)

———–

A permacultura é um sistema de planejamento para a criação, manutenção e desenvolvimento de comunidades humanas sustentáveis, funcionando de acordo com princípios éticos do cuidado com as pessoas, com a terra e a partilha justa dos excedentes, visando uma adaptação da nossa forma de vida ao cenário futuro de decrescimento de energia.

“ – Paisagens conscientemente planejadas para representar padrões e relações encontradas na natureza, produzindo alimentos, fibras e energia em abundância e suficientes para prover as necessidades locais” (David Holmgren)

1. OBJETIVOS DO CURSO

A) Difundir a Permacultura no seu amplo sentido, na teoria e na prática;

B) Formar e capacitar novos permacultores para atuarem em todo o Brasil;

C) Orientar os participantes no caminho da transição para a sustentabilidade;

D) Apresentar ferramentas de design ecológico para planejar, implementar e desenvolver projetos regenerativos e produtivos em espaços urbanos ou rurais, comunidades e ecovilas;

E) Criar uma experiência real de VIVÊNCIA comunitária no campo;

F) Ajudar a fortalecer, consolidar e expandir a rede de permacultores da região da Mantiqueira / Sul de Minas Gerais e entorno.

G) Contribuir para impulsionar o projeto da Escola de Permacultura e seus parceiros;

H) Trazer à tona e colocar como prioridade as temáticas: design regenerativo, êxodo urbano, novas economias, novas formas de ensino, éticas do cuidado e atuação local para conscientização global;

2. PROGRAMAÇÃO

I) Chegada dos participantes a partir do dia 13 de janeiro às 10 am;

II) Encerramento no dia 23 de janeiro às 10 am.

3. HORÁRIO DAS AULAS

Turno da manhã: 8:00 a 13:00 (coffee break – 9:50 a 10:10)
Almoço – 13:00 a 14:00

Turno da tarde: 14:00 a 18:30 (coffee break – 16:20 a 16:40)
Jantar – 19:00 a 20:00

Turno da noite: 20:00 a 22:00 (filmes e fogueira)

4. INVESTIMENTO

*para as 96 h de curso + certificado + os 11 dias de alimentação e camping*

Compreendemos as diferentes realidades financeiras dos interessados, então oferecemos diferentes possibilidades de participação, variando conforme a sua condição no momento atual. Buscamos, assim, um equilíbrio para ambas as partes, e confiamos que quem possa contribuir com o valor real do curso, assim o faça, e estará ajudando na inclusão de mais vagas sociais

>>>> III) Valor real do curso = 1780 reais <<<<

A contribuição abundante nos ajuda a viabilizar as vagas sociais para aqueles que precisam da gratuidade para participar de um curso como esse. Todos agradecemos pela contribuição abundante!

5. INFORMAÇÕES ÚTEIS

A. O curso vai acontecer na Fazenda das Araucárias, zona rural de Baependi, situada dentro de uma área de preservação ambiental, local de exuberante Mata Atlântica e cercados por uma floresta preservada há mais de 40 anos;

B. A alimentação será ovo-lacto-vegetariana, com preferência de produtos locais, e orgânicos. Estamos inseridos junto à fazendas de produção de queijo artesanal, mel, leite e derivados;

C. A hospedagem será em CAMPING, devendo cada participante trazer sua barraca, saco de dormir, colchonete, edredom e utensílios pessoais; Também temos quartos privativos e compartilhados para oferecer mais conforto àqueles que assim precisem (entre em contato para confirmar se ainda há vaga nos quartos)

D. O certificado será emitido pelo permacultor Sérgio Pamplona e pela Escola de Permacultura;

E. O investimento cobre a alimentação + 72 h de curso + 24 h de atividades + estadia em camping, e o valor sugerido é mínimo, considerando todos os aprendizados, experiências, refeições e estadia nesse paraíso que cuidamos e preparamos para receber vocês;

F. Voluntários interessados em colaborar com a realização do evento fazem parte da equipe de suporte às atividades, e somente nos horários livres (fora das 6 hs diárias de compromisso) podem optar por participar das aulas ou tirar o dia para descansar e passear; (voluntários vem para TRABALHAR e dar APOIO À EQUIPE DE BASE NA COZINHA E LIMPEZA.) O voluntário na Escola de Permacultura deve chegar preparado e disposto para servir sorrindo e agradecido pela oportunidade de fazer parte de algo maior e que dê sentido à sua vida. Se você quer fazer o curso e precisa de desconto, não ocupe a vaga de voluntário! Seja honesto consigo mesmo e peça o desconto através da ficha de inscrição.

G. No local do evento temos dois banheiros “normais” com descarga e banho quente, que serão complementados com banheiros secos e ducha externa. O local é rústico e muito acolhedor, temos salão coberto para aulas, cozinha ampla e arejada, forno à lenha, estacionamento, rios e cachoeiras para banho, gramado para atividades externas, roça e horta para experimentação e observação dos aprendizados;

H. O curso será realizado numa região totalmente rural, sendo uma excelente oportunidade de conhecer à fundo como é a vida e o cotidiano na “roça”, observar o nascer e o pôr do sol e da lua, os movimentos dos pássaros, da fauna e flora local, diferentes tipos de relevos e paisagens, árvores centenárias da floresta de mata atlântica e do cerrado, campos de altitude, nascentes de água pura, dentre outras belezas naturais.

I. Neste curso, oferecemos apenas 25 vagas para aprendizes, ou seja, são poucas vagas! Trabalharemos com turma reduzida para ter um bom rendimento das aulas e atividades.

——-

. Ficha de inscrição > http://bit.ly/pdc_de_verao_eu_vou

——-

. Para saber mais sobre permacultura > http://bit.ly/intro_permacultura

——-

. CONTATOS

whatzapp 21 999818948

email contato@escoladepermacultura.org

——-

Realização: Escola de Permacultura

Instrutor do curso: Sérgio Pamplona do Sítio Nós na Teia

Apoio:
Instituto Ecovida São Miguel
Sítio Nós na Teia
APEMA – Associação de Permacultores da Mata Atlântica
D’Terra
Chef Raul Dotto da Permaculinária
Fundação Pro-Mantiqueira
Permanti – Soluções Ecológicas

——-

Agradecemos a sua participação!

Aguardamos vocês para essa imersão transformadora de vidas ♥