PDC – Curso de Design em Permacultura

Matrículas abertas para o PDC de Primavera na Escola de Permacultura com a mestra Adriana Galbiati e Moacir Lacerda!

ÚLTIMAS VAGAS COM 25% DE DESCONTO DISPONÍVEIS NO LINK:

http://bit.ly/pdc_de_primavera_eu_vou

Visando a formação de uma nova turma de permacultores, a Escola de Permacultura convida a mestra permacultora e engenheira ambiental Adriana Galbiati e o dr. Moacir Lacerda, para realizarmos o PDC de primavera de 11 a 21 de outubro de 2019 na Fazenda das Araucárias, Baependi, região sul de Minas Gerais, Serra da Mantiqueira, Brasil.

Serão mais de 96 horas de aula durante 11 dias intensos de conhecimentos de ponta, informações fundamentais, dinâmicas, e experiências rumo à autonomia e sustentabilidade pessoal, social, profissional, ambiental e financeira.

O PDC é o curso de planejamento em permacultura e seu currículo foi desenvolvido por Bill Mollison, cocriador da permacultura.

“Os problemas do nosso mundo estão se tornando cada vez mais complexos, mas as respostas continuam embaraçosamente simples” (Bill Mollison)

A permacultura é um sistema de planejamento para a criação, manutenção e desenvolvimento de comunidades humanas sustentáveis, funcionando de acordo com princípios éticos do cuidado com as pessoas, com a terra e a partilha justa dos excedentes, visando uma adaptação da nossa forma de vida ao cenário futuro de decrescimento de energia.

“Paisagens conscientemente planejadas para representar padrões e relações encontradas na natureza, produzindo alimentos, fibras e energia em abundância e suficientes para prover as necessidades locais” (David Holmgren)

PERMACULTURE DESIGN COURSE – PDC

O PDC é o curso básico, de caráter não formal, aplicado no mundo todo por permacultores aptos a replicarem os conceitos e práticas da Permacultura. Por isso mantém-se a sigla em inglês para o Curso de Design em Permacultura.

Além da aquisição de conhecimentos acerca dos princípios da Permacultura e a aplicação de técnicas sustentáveis na prática, o PDC promove uma profunda ampliação de consciência nos participantes, reconhecendo suas conexões com a Natureza e o papel do Ser Humano nos ciclos e processos naturais.

A partir de cada PDC observa-se a criação e/ou fortalecimento de redes locais de iniciativas sustentáveis que vão gradativamente promovendo uma transformação no modo em que as relações ser humano-natureza se dão em cada localidade.

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

✔ Capacitar os participantes a planejarem sistemas produtivos sustentáveis, a partir dos recursos locais, baseados nos princípios da Permacultura.
✔ Difundir a Permacultura no seu amplo sentido, na teoria e na prática;
✔ Formar e capacitar novos permacultores e permacultoras para atuarem em todo o Brasil;
✔ Orientar os participantes no caminho da transição para a sustentabilidade;
✔ Apresentar ferramentas de design ecológico para planejar, implementar e desenvolver projetos, propriedades em espaços urbanos ou rurais, comunidades e ecovilas;
✔ Criar uma experiência real de vivência comunitária no campo;
✔ Ajudar a fortalecer, consolidar e expandir a rede de permacultores da região da Mantiqueira / Sul de Minas Gerais e entorno.
✔ Contribuir para impulsionar o projeto da Escola de Permacultura e seus parceiros.

O PDC habilita os participantes a:

I. Usar os princípios da Permacultura para embasar suas escolhas cotidianas, de forma que a sustentabilidade, a integração e a visão sistêmica faça parte da sua forma de ver o mundo;

II. Identificar e utilizar os recursos disponíveis localmente de forma criativa;

III. Planejar e utilizar sistemas com baixo consumo de energia e baixa geração de resíduos;

IV. Gerar soluções para problemas diversos, a partir da integração de elementos, uso de recursos e tecnologias marginais e sociais;

V. Planejar e facilitar processos coletivos e cooperativos de geração de renda baseados em tecnologias sociais e aproveitamento de recursos.

VI. Produzir alimentos em pequenos e grandes espaços.

VII. Realizar e coordenar trabalhos de planejamento ambiental de pequenos e grandes espaços (Design Permacultural);

VIII. Realizar ações de recuperação ambiental, sistematizando o fluxo de água, devolvendo matéria orgânica ao solo e promovendo a restauração da vegetação, ao mesmo tempo em que se produz alimentos e se promove a satisfação das necessidades básicas de comunidades humanas (alimento, moradia, saneamento, energia, saúde e bem estar).

IX. Observar as diversas camadas da natureza, desde os padrões aos detalhes, e compreender como funcionam os ciclos da terra, sol, lua e outros astros celestes e o impacto que causam na vida no planeta;

Ementa do Curso de Design em Permacultura – PDC

Aulas teóricas (participativas):
Introdução à Permacultura (Conceitos e breve histórico)
Princípios da Sustentabilidade
Princípios éticos da Permacultura
Princípios de Design da Permacultura
Leitura da Paisagem
Estratégias para os diversos climas
Saneamento Ecológico
Gestão de resíduos
Construções sustentáveis
Sistematização da água
Manejo e conservação do solo
Sistemas solo-planta e agroecologia (Ecologia cultivada)
Fotossíntese, produção vegetal e captação de carbono da atmosfera
Economia Solidária e consumo sustentável
Sistemas invisíveis
Sistemas Agroflorestais (Florestas de alimentos)
Design para catástrofes
Aquicultura
Animais nos sistemas produtivos
Hábitos alimentares e sustentabilidade
Usos e fluxos da energia

Aulas práticas:
Implantação de círculo de bananeiras (Saneamento Ecológico)
Implantação de canteiro instantâneo (agroecologia e gestão de resíduos)
Construção de horta agroecológica
Implantação de canteiro agroflorestal (SAFS)
Prática de bioconstrução (taipa de mão, reboco natural e outras técnicas de construção com terra)
Noções práticas de implantação de sistemas de energia fotovoltaica (Moacir)
Feira de trocas
Prática de compostagem
Prática de design permacultural
Práticas vivenciais:
Grupos de autogestão do curso (entre os alunos)
Separação e gestão dos resíduos
Vivências de reconexão com a Natureza
Reflexões em grupo

PROGRAMAÇÃO

Chegada dos participantes a partir do dia 11 de outubro às 10 am;
Encerramento no dia 21 de outubro às 10 am.

HORÁRIO DAS AULAS

Turno da manhã: 8:00 a 12:30 (coffee break – 10:00 a 10:20)

Almoço – 12:30

Turno da tarde: 14:00 a 19:30 (coffee break – 17:00 a 17:20)

Jantar – 20:00

INVESTIMENTO

(para viabilizar a alimentação + estadia em camping + 72 hs de curso + 24 hs de atividades extra) > 1580 reais a vista, parcelável em até 3 x sem juros por depósito bancário ou parcelável em até 6x no cartão de crédito (com taxa da operadora do cartão).

INSCRIÇÃO

http://bit.ly/pdc_de_primavera_eu_vou

INFORMAÇÕES ÚTEIS

A. O curso vai acontecer na Fazenda das Araucárias, zona rural de Baependi, situada dentro de uma área de proteção ambiental (APA da Serra da Mantiqueira), local de uma exuberante biodiversidade da Mata Atlântica e cercados por uma floresta preservada há mais de 40 anos; ️

B. A alimentação será vegetariana, contemplando também os veganos, dando preferência a produtos locais, artesanais e orgânicos. Estamos inseridos junto à fazendas de produção de queijo artesanal, mel, leite e derivados;

C. A hospedagem básica será em CAMPING, devendo cada participante trazer sua barraca, saco de dormir, colchonete, edredom e utensílios pessoais; ️ Além das vagas em camping, também dispomos de vagas no quarto compartilhado, para quem procura uma estadia com mais conforto; (últimas duas vagas)

D. O certificado será assinado pela permacultora Adriana Galbialti e emitido pela Escola de Permacultura;

E. O investimento cobre a alimentação + 72 h de curso + 24 h de atividades + estadia em camping, e o valor sugerido é mínimo, considerando todos os aprendizados, experiências, refeições e estadia nesse paraíso que cuidamos para receber vocês!

F. Não oferecemos mais vagas para voluntários em cursos;

G. No local do evento temos dois banheiros “convencionais” com descarga e banho quente, que serão complementados com banheiros secos e ducha externa. O local é rústico e muito acolhedor, temos salão coberto para aulas, cozinha fechada, forno a lenha, fogão, geladeira, estacionamento, gramado e piscina natural, além de rios e cachoeiras para banho;

H. O curso será realizado numa região totalmente rural, sendo uma excelente oportunidade de conhecer à fundo como é a vida e o cotidiano na “roça”, observar o nascer e o pôr do sol e da lua, os movimentos dos pássaros, da fauna e flora local, diferentes tipos de relevos, árvores centenárias da floresta de mata atlântica e do cerrado, campos de altitude, nascentes de água puríssima e sem risco de contaminação, dentre outras belezas naturais.

I. Neste curso, oferecemos apenas 25 vagas para aprendizes, ou seja, são poucas vagas! Trabalharemos com turma reduzida para ter um bom rendimento das aulas e atividades. ‍

J. Não há pré requisitos para participar do curso. Ele é completo, dando as bases, fundamentos teóricos e exercícios de design para fixação do aprendizado. Tanto permacultores experientes quanto aprendizes de primeiro contato têm condições de fazer o curso e ter um ótimo desempenho.

INSCRIÇÕES http://bit.ly/pdc_de_primavera_eu_vou

Realização: Escola de Permacultura

CONTATO: 21 999 81 89 48 (Somente whatsapp)

Agradecimentos: a todas as energias do tempo e espaço, e a toda vida que já pulsou e que nos permitiram estar aqui, agora, realizando esse encontro;
A todo tempo de dedicação dos facilitadores para se capacitarem e compartilharem tantos conhecimentos;
A todos os bem aventurados que identificam esse chamado e saem das suas zonas de conforto para mergulhar nessa maratona de conhecimentos ecológicos!

Aho!