Curso de Introdução à Permacultura

ABC da vida sustentável

Curso prático de introdução à permacultura, para a criação e planejamento de projetos ecológicos, grupos de trabalho e estabelecimento de assentamentos humanos sustentáveis.

Neste curso iremos apresentar tópicos I) fundamentais (uso e manutenção de ferramentas, bioconstruções, coleta e tratamento de água), II) intermediários (plantio de alimentos, sistemas produtivos, compostagem, criação de solos) e III) avançados (interconexão e interdependência dos elementos no contexto da sustentabilidade para a regeneração de ecossistemas), na prática, para os participantes aprenderem e aplicarem esse conhecimento em suas vidas, projetos, grupos, comunidades intencionais ou local de trabalho. Nossa intenção ao planejar este curso é incorporar aprendizados relevantes para uma vida sustentável, sob a perspectiva da Permacultura.

 

O que é o ABC da vida sustentável?

Esse programa foi pensado no formato de um curso intensivo e prático, com 32 horas de aprendizado colaborativo e alfabetização ecológica, servindo como porta de entrada para jovens e adultos, com ou sem experiência, despertando, sensibilizando e habilitando-os para multiplicarem o conhecimento em educação ambiental.

Criamos essa programação após receber muitos pedidos por um curso de curta duração, de valor acessível, que aborde temas importantes para a sustentabilidade na prática e que aconteça num feriado. Daí nasceu a idéia do ABC da vida sustentável, e agradecemos muito a todos os que nos ajudaram direta ou indiretamente nesse percurso. Gratidão!

Também tivemos como inspiração o Gaia Education – design para sustentabilidade, uma metodologia internacional de design e desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis. Maiores informações em http://terrauna.org.br/gaiaeducation/

 

Porque “ABC” da vida sustentável?

Nos últimos anos, a equipe da Escola de Permacultura percorreu um intenso período de aprendizados em diversas comunidades e ecovilas, passando por aldeias, grupos e projetos, fazendo cursos, trabalhos voluntários, conhecendo professores, mestres e pessoas incríveis, nos diferentes ecossistemas e biomas do Brasil, buscando compreender o que é a permacultura, a ecologia profunda, o desenvolvimento sustentável e outros conceitos tão importantes para o bem estar da humanidade e a criação de alternativas mais saudáveis de vida.

Com o tempo, fomos descobrindo e integrando metodologias, ferramentas, dinâmicas e diversos instrumentos pedagógicos, experimentando-os nas nossas vivências, e após mais de 5 anos de tentativas, erros e consertos, lançamos o ABC da vida sustentável, um programa de aprendizado que reúne assuntos fundamentais sobre a permacultura, o design para a sustentabilidade e a integração com a natureza, focando no despertar da consciência ecológica, possibilitando a aplicação e aprimoramento dos aprendizados num lugar rústico e com poucas intervenções humanas.

Este curso não é o PDC, mas proposto como um complemento e incentivo para quem já fez o PDC e quer praticar, e também pra que não fez o PDC mas tem curiosidade. Por ser uma nova metodologia ainda em fase experimental, não sabemos a configuração da turma, então organizamos o programa de forma que seja abrangente e ao mesmo tempo específico nas seguintes temáticas: uso de ferramentas manuais, manutenção de ferramentas, bioconstrução, coleta e tratamento da água, criação de solo, compostagem, captura e uso de microorganismos eficientes, consórcio de espécies, plantio agroflorestal, introdução à permacultura, princípios éticos e atitudes ecológicas.

Nos tempos atuais, é necessária uma mudança de paradigmas, um despertar da consciência, com cada vez mais pessoas falando, fazendo e vivendo a permacultura, pois a vida na terra corre perigo, e se não fizermos algo com urgência, será tarde demais! O que nós estamos tentando aqui é apresentar essa nova forma de aprendizado participativo, viabilizando o contato maior consigo e com a natureza, com a intenção de consolidar uma metodologia e empoderar novos aprendizes e voluntários em permacultura, para trabalharmos juntos nessa missão de regenerar o planeta Terra, desde nossos habitats à nossas esferas de atuação, biorregiões e o macrocosmo que nos conecta.

————————–————————–———-

Conteúdo programático

Aula 01 – Encabamento, afiação e uso de ferramentas manuais, manutenção, a importância dos equipamentos de proteção e o zelo com os materiais; captura de microorganismos eficientes;

Aula 02 – Plantio de alimentos, criação de solo, compostagem, consórcio de espécies;

Aula 03 – Introdução à permacultura I

Aula 04 – Introdução à permacultura II

Aula 05 – Introdução ao pensamento sustentável

Aula 06 – Gestão sustentável de recursos